quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AVICENA E SEU POEMA *1





Nehum poema antigo corresponde mais ás minhas inclinações espirituais do que o poema de de Avicena sobre a alma.



Nesse poema sublime, escreveu o velho pensador versos que exprimem o que há de mais profundo em nosso pensamento e de mais distante em nossas aspirações. Exprimem também a esperança e as dúvidas sugeridas pela procura.






Não é de estranhar que tal filosofia tenha expressa por Avicena, o gênio de seu tempo. oque é de estranhar é que tenha nascido na mente de um homem que passou a vida pesquisando os segredos do corpo. como se tivesse chegado a alma pelo caminho do corpo é a prova de que a ciência é a vida da mente. que por ela o homem se eleva das experiências palpáveis, e dai á intuição espeiritual, e depois, a Deus.



O leitor encontre na obra dos grandes poetas Ocidentais trechos esparsoso que evocam o poema de Avicena. Nas tragédias imoratais de Shakespeare, há versos que não diferem, pelo sentido, destes versos de Avicena:






Chegou a ti, contrariada.



E agora separe-se de ti.



contrariada e chorando.



E algo em shelley que lembra os seguintes versos:



Dormiu e viu através das cobertas



o que os olhos não vêem



quando estã abertos.



E há em Goethe algo que lembra estes versos:



voltou sabendo que tudo está escondido



nos dois mundos.



Suas feridas não sararam.



Enfim, há na obra de Browten o que equivale aos seguintes versos:



É qual um raio



que brilhou no espaço



e depois se apagou



como se não tivesse brilhado.



Avicena precede todos eles de muitos séculos , e pôs num só poema imagens inspiradas a poetas diversos, em épocas diversas. E isto faz dele o maior gênio de seu tempo e dos posteriores e faz de seu poema A Alma o poema mais nobre, escreito sobre o assunto mais nobre.















1* Avicena (em árabe Ibn Sina) (980-1032), filósofo e médico muito influente na sua época e nas épocas seguintes, é celebre tantos pelos seu trabalhos médicos como pelos seus trabalhos filosóficos. Seu Tratado de Medicina foi ensinado durante séculos na Europa. Seus trabalhos filosóficos mais celebres são A Cura - isto é a cura da alma dos seus erros, e Demonstrações e Afirmações. O poema de que fal Gibran pertence á Cura.

Um comentário: